22ª Noite dos Candelabros será neste sábado (29) na Igreja Luterana

Apresentações de corais locais encerram a programação festiva dos 164 anos de Itajaí
Data de inclusão: 26/06/2024 10:36

A 22ª edição da Noite dos Candelabros, evento tradicional na cidade de Itajaí, ocorrerá neste sábado (29), às 20h, na Igreja Luterana, localizada na rua José Bonifácio Malburg, nº 415, no Centro. O concerto contará com apresentações de cinco coros da cidade. A entrada é franca e a iniciativa encerra a programação do aniversário dos 164 anos de emancipação política e dos 204 anos de colonização do Município.

Participarão das apresentações os seguintes corais: Coral Villa-Lobos, Coro Vozes do Vale, Coro Carpe Diem, Coral Luterano Vozes de Esperança e Coral da Câmara de Vereadores de Itajaí “Giuliana Von Mecheln”. Os grupos interpretarão peças musicais sacras e religiosas.

A Noite dos Candelabros surgiu no Festival de Inverno, na década de 1970. Na época, era oferecida uma noite de corais com velas nos candelabros. Desde então, em períodos intercalados, 21 edições já foram realizadas. É uma iniciativa dos coros participantes, com apoio do Município e da Fundação Cultural de Itajaí.

Sobre os grupos participantes

A Associação Coral Villa-Lobos, fundada em janeiro de 1974, comemora seu 50º aniversário este ano. Atualmente, sob a regência do Maestro Alberto Damián Montiel, com Jonathan Rocha ao piano, o coral acumula realizações significativas, como a integração no Coro de Mil Vozes na missa de recepção ao Papa João Paulo II, durante sua visita a Florianópolis (SC), além de festivais e encontros de corais por todo o Brasil. O grupo participa de eventos tradicionais da cidade e região, a exemplo do projeto Música no Museu e do Natal EnCanto.

O Coro Vozes do Vale foi criado em março de 1994, por Henrique Antônio Effting, que reuniu um grupo de amigos e fundou a Associação Coral Vozes do Vale, inicialmente um coro litúrgico católico. Posteriormente, foram acrescentadas ao repertório músicas de diferentes estilos e, nos dias atuais, o grupo interpreta preferencialmente música clássica e sacra. É composto por 30 cantores, sob a regência do maestro Fernando De Carli e acompanhamento do pianista Guilherme Amaral.

O Coro Carpe Diem, fundado em 1986, é uma iniciativa de Emmanuel Osiris Sezerino, apoiada por seus pais: Carmen Pitz Sezerino e Paulo Sezerino. Em 1992, foi convidado e cumpriu as metas para ingressar na Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil. Seu repertório é constantemente renovado em função de suas múltiplas participações em diversas ligas e associações de canto coral. É formado atualmente por cerca de 20 cantores, sob a regência, desde a fundação, do maestro Paulo Sezerino.

O Coral Luterano Vozes de Esperança, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Itajaí (IECLB), iniciou suas atividades entre 1976 e 1977. Sua principal finalidade, como coral de igreja, é louvar a Deus, focando principalmente na música sacra em seu repertório. O maestro Alberto Damián Montiel é o atual regente do coral, que está em atividade ininterrupta há mais de 47 anos.

Celebrando este ano seu décimo aniversário, o Coral da Câmara de Vereadores “Giuliana Von Mecheln” busca proporcionar a servidores ativos, inativos e vereadores uma atividade de integração com o Legislativo Municipal, além de oferecer à cidade mais uma opção cultural. A participação no coral é voluntária e o grupo representa o Legislativo em solenidades diversas e atos cívicos de Itajaí. A regência do coral é de Paulo Roberto Domingos.

Noite dos Candelabros
Dia 29 de junho (sábado), às 20h